Salada de grão de bico
Esta deliciosa e leve salada de grão de bico com tomates é ótima para o almoço ou como acompanhamento com qualquer coisa que você estiver grelhando!
INGREDIENTES:
1 xícara de grão de bico
Meio pepino
3 ou 4 tomates
2 cebolas roxas
Suco de meio limão fresco
1 punhado de salsinha fresca picada - eu uso bastante!
Azeite de oliva extra virgem à gosto
Sal e pimenta do reino, a gosto
PREPARO:
Coloque 1 xícara de grão de bico de molho na água por pelo menos 8 horas, para que elimine o fitato, um tipo de antinutriente encontrado em feijões e grãos em geral, que impede a absorção de nutrientes no organismo. Após o molho, os grãos já terão amolecido um pouco, coloque numa panela com água e leve ao fogo para terminar o cozimento. Quando sentir que o grão está cozido al dente, ou a seu critério, retire do fogo, escorra a água e espere esfriar.
Corte os tomates, pepino e cebolas em pedaços pequenos e corte os talos das salsinhas.
Misture todos os ingredientes em uma tijela grande, e tempere com azeite, suco de limão, sal e pimenta do reino, à seu gosto.
Sobre o Fitato:
O fitato (ou ácido fítico) é um composto que está presente nas leguminosas como feijão, ervilha, lentilha, grão-de-bico, em algumas nozes e também em cereais como arroz, trigo, milho, aveia, centeio e seus farelos, amendoim, tofu, linhaça, farinha de soja. Ele é considerado um anti nutriente. Quando ingerimos alimentos que contêm fitato, esse composto liga-se a sais minerais como o zinco, ferro e cálcio, no intestino, impedindo que o corpo aproveite bem estes nutrientes.
O hábito de deixar de molho de um dia para o outro, promove o um início de fermentação, e faz com que a quantidade de fitatos seja reduzida em 90%. É meio que “induzir” uma germinação.